Empresários e governo querem reativar o transporte aéreo regional

O transporte aéreo regional brasileiro será reativado nos próximos três anos. Um protocolo assinado nesta quinta-feira por empresários do setor e representantes do governo federal prevê a criação e revitalização de aeroportos em 200 municípios. Terão prioridade as cidades com alto potencial turístico e industrial, localizadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará. O presidente da empresa aeromarketing, Décio Correia, acredita que, com o projeto, o Nordeste poderá até dobrar sua malha aeroportuária.

Atualmente, dos 5 mil 507 municípios brasileiros, apenas 129 são atendidos com linhas aéreas regulares. A informação foi divulgada esta semana pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional durante um encontro nacional do setor. De acordo com o levantamento, Minas Gerais tem aeroporto comercialmente ativo em apenas 1% das suas cidades. Em São Paulo, esse índice é de 2%. Nos últimos seis anos, vários estados tiveram de fechar aeroportos. Só em Santa Catarina, foram sete.

O projeto de revitalização do setor aéreo regional possibilitará a criação de 10 mil postos de trabalho. Para que isso aconteça, os empresários irão pedir financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Com o dinheiro, eles pretendem comprar 100 novos aviões. Os empresários também querem apoio do governo para reduzir o preço do combustível. De acordo com a aeromarketing, as companhias regionais pagam pelo produto até 40% a mais do que as nacionais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.