Empresários do setor agrícola aprovam Rodrigues na Agricultura

As principais lideranças empresariais do setor agrícola aprovaram o nome do presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, ao cargo de ministro da Agricultura. Para o presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Rodrigues precisará ser bastante profissional para lidar com um setor que está cada vez mais sofisticado nas estratégias de comercialização e financiamento.

?Será preciso que o ministro tenha acesso e sintonia com a Fazenda e com o presidente?, afirmou. ?Este foi o segredo do sucesso de Pratini de Moraes?, disse, se referindo ao atual titular da pasta.

Usineiro

O usineiro Maurílio Biagi Filho diz que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, está conseguindo que parecia impossível: indicar para a Agricultura alguém que tivesse prestígio suficiente para suceder o atual ministro. “Substituir o Pratini não é uma missão fácil”, disse Biagi. “O Roberto é um nome que certamente terá competência para conduzir uma boa política agrícola e terá apoio do setor produtivo”.

Biagi, que é conselheiro da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), lembra que Rodrigues é agrônomo e produtor de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, no interior paulista. “Ele conhece bem os problemas da agricultura brasileira e tem bom trânsito no mercado internacional”, afirmou. “Conheço o Roberto e sua família desde pequeno; além de ser gente da melhor qualidade, Roberto tem grande conhecimento técnico”. Ele lembrou que o pai de Roberto, Antônio Rodrigues, foi secretário da Agricultura de São Paulo.

Além de presidente da Abag, Rodrigues é professor na faculdade de agronomia da Unesp de Jaboticabal (SP). Ele também presidiu a Aliança Cooperativa Internacional e visitou vários países para conhecer as cadeias produtivas. “Teremos um ministro voltado para o comércio internacional”, diz Biagi.

Governador

O governador eleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), um dos maiores produtores de soja do mundo, também aprovou a indicação de Roberto Rodrigues. Maggi chegou a sugerir ao presidente eleito, em encontro oficial logo após a eleição, o manutenção de Pratini no Ministério. “Mas eu também indiquei pessoalmente o Roberto Rodrigues para a pasta”, disse o governador.

Para Maggi, Rodrigues têm o perfil adequado para o cargo, e dará seqüência ao trabalho de Pratini de Moraes, com amplo trânsito internacional. “Ele está acostumado aos fóruns de negociações internacionais, e dará prosseguimento ao trabalho de abrir mercados para os produtos brasileiros e derrubar barreiras protecionistas”, afirmou Maggi.

Alimentos

Para vice-presidente do Conselho de Administração da Caramuru Alimentos, conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e membro da diretoria da Abag, César Borges de Souza, Roberto Rodrigues tem o perfil adequado para comandar o Ministério da Agricultura, é competente e envolvido com a agropecuária e todo o negócio que a envolve.

“Ele é atuante, tem vivência com o sistema de cooperativas (já presidiu a Organização das Cooperativas do Brasil-OCB), foi secretário de Agricultura de São Paulo, presidiu a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e conhece os aspectos internacionais do agronegócio, além de presidir a Abag”, disse o empresário.

Voltar ao topo