Apresentar o produto, a empresa ou mesmo a equipe para todo o mundo, via internet, a baixo custo e ainda por cima alcançar milhares de consumidores em apenas um click. São os vídeos corporativos, que de acordo com o consultor João Luis de Moura, do Sebrae-Pr, são um dos canais de comunicação mais potentes e de maior sucesso que as empresas possuem hoje em dia.

continua após a publicidade

Mas para se valer desse recurso é preciso estar atento a alguns detalhes. Moura observa que é preciso, antes de qualquer coisa, prestar atenção na produção, usando uma boa fotografia, feita por profissionais. E mostrar o que de melhor se produz na empresa. “Também é interessante saber qual o seu público-alvo, ou seja, quem se quer atingir e assim, direcionar os videos de acordo com o produto e seu consumidor final”, orienta.

O consultor observa que hoje em dia, quem acessa a internet – em particular com os smartphones – ou está no ambiente de trabalho ou em ambiente público. “É por isso que tem que tomar cuidado com o conteúdo. Um bom vídeo deve ser direto e curto.Como nos de receitas de comida, que fazem o maior sucesso”, exemplifica.

Moura também lembra que não se deve misturar a imagem pessoal com a corporativa. “Poste vídeos da empresa em sites e redes sociais da empresa, não no seu pessoal. Não é bom misturar as coisas”, acredita. A menos que suas redes pessoais sejam fechadas, o consultor aconselha a se separar o joio do trigo.

continua após a publicidade

Além das já conhecidas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Snapchat, o consultor lembra que em outros aplicativos, como o Watsapp, deve-se evitar este tipo de divulgação. “É muito desagradável ter o telefone apitando a toda hora com vídeos enviados. Geralmente as pessoas assistem quando estão disponíveis”, lembra. “Não ser insistente é ser assertivo”, complementa.

Os vídeos, preferencialmente, devem ser curtos e criativos. E serem produzidos profissionalmente (Foto: Pixabay).

O que é

O vídeo institucional é uma das formas mais eficientes de apresentar toda infraestrutura de uma empresa para o seu mercado de atuação: produtos, serviços, história, equipe, e muitos outros pontos.

continua após a publicidade

O vídeo Institucional também pode ser chamado de vídeo corporativo, vídeo empresarial ou vídeo marketing.

Normalmente, esse tipo de material é divulgado no próprio site da empresa, redes sociais, em eventos e também dentro da própria empresa para colaboradores, parceiros e clientes.

Este tipo de vídeo é bastante útil dentro das estratégias de marketing e da comunicação corporativa de qualquer empresa, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da sua produção para que o vídeo institucional não seja um fracasso. Produção, mensagem, trilha sonora são alguns pontos a serem observados.