Ponto de equilíbrio

Metodologia ajuda a equilibrar contas e gerar lucro na empresa

Metodologia ajuda a equilibrar as finanças (Foto: Pixabay/Divulgação).

Usado para equilibrar as contas da empresa, o chamado “Ponto de Equilíbrio” foi uma das metodologias usadas por Vera

Empreender - Tribuna Robles (Finanças), consultora e professora da FAE que participa como uma das mentoras do projeto Empreender. Ela orientou a Mercearia Viana e a Paleteria, empresas que participam do projeto, a usarem a ferramenta, que pode ser empregada em dois momentos para equilibrar as finanças da firma.

“O ponto de equilíbrio é uma variável importante que pode ser utilizada no processo de gestão empresarial. Ele é mais que simplesmente saber o nível de vendas a ser alcançado por uma empresa de modo a não ter lucro, nem prejuízo. Ele é um direcionamento para metas de vendas, para a ampliação ou para a redução da capacidade produtiva, dentre outros itens”, explica Vera.

Dois momentos

De acordo com ela, na mentoria específica das duas empresas que participam do projeto, a orientação num primeiro momento foi igualar receitas com gastos. “Primeiro se zera as contas para depois pensar em crescimento”, lembra. Nesta etapa, o “Ponto de Equilíbrio” é o chamado “Ponto de Equilíbrio Contábil”.

Vera Robles, professora da FAE dando mentoria para Taylline Veronese, da Mercearia Viana (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Vera Robles, professora da FAE dando mentoria para Taylline Veronese, da Mercearia Viana (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Nele, são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da empresa. Mais especificamente, é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. “Cumprida esta etapa, partimos para a próxima, que é o Ponto de Equilíbrio Econômico, ou seja, chegar ao lucro desejado”, explica Vera.

No Contábil o lucro é igual a zero. “Não se tem lucro, mas também não se tem prejuízo”, lembra a consultora. Já no Econômico se visa lucro e crescimento.

Como calcular

O Ponto de Equilíbrio Econômico é obtido através da equação PEE = PEC + CO, onde:

PEC = Custos Fixos Totais dividido pela Margem de Contribuição

CO = Custo de Oportunidade é o valor do Capital Próprio multiplicado por a taxa desejada de lucro para o período, dividido pela Margem de Contribuição

PEE = Ponte de Equilíbrio Econômico

CF = Custo Fixo

L = Lucro

PV uni = Preço de Venda Unitário

CV uni = Custo de Venda unitário

PV uni – CV uni = Margem de Contribuição Unitária.

 

O Ponto de Equilíbrio Financeiro é obtido através da equação:

CFT/IMC(IMC=MC/RT)E (MC=RT-CVT), onde:

PEF = Ponto de Equilíbrio Financeiro

IMC = índice de Margem de Contribuição

CFT = Custo Fixo Total

Fonte: Wikipedia