O empresário Marcus Vinícius de Lima morou 17 anos na Holanda. E da terra dos moinhos trouxe uma ideia que promete revolucionar o conceito de vendas de comida no Brasil: uma máquina de salgadinhos, as vending machines, cujo conceito foi inspirado na tradicional rede de alimentos Febo de Lekkerste, existente desde 1941 naquele país, onde os croquetes são fritos e colocados instantaneamente à disposição do consumidor por meio de máquinas de vendas.

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Além de coxinhas, croquetes ao modo holandês e Bami, o local também vende hambúrguer e batatas rústicas (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Em Curitiba, Marcus abriu a primeira loja Quickies no Shopping Estação. É a quarta loja da marca, já presente nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Até 2020, o empresário pretende chegar a 100 unidades. Na capital paranaense, mais quatro unidades deverão ser inauguradas até o final do ano, a próxima delas na Rua XV de Novembro. Ao todo, já foram investidos R$ 8 milhões no negócio, R$ 600 mil somente na loja do shopping.

O conceito de vendas de alimentos frescos através de máquinas também é pioneiro na América do Sul. “No Brasil, associamos as vending machines a produtos industrializados ou estufas que mantêm a comida aquecida por muito tempo. Na Quickies, os salgados são fritos na hora” explica Marcus. A máquina mantém os alimentos a uma temperatura de 70 graus, para não haver risco de contaminação. O alimento não permanece mais do que três horas no local. “Somos muito rigorosos com a qualidade”, explica.

Os salgadinhos estão sempre quentes e crocantes dentro da máquina e são vendidos a R$ 3 a unidade (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Os clientes podem provar sabores típicos da Holanda, como o Goulash (croquete recheado com carne desfiada e levemente picante) e o Bami (croquete feito de talharim, frango e legumes). Há também recheios de carne, legumes e queijo, e uma coxinha de frango chamada Chicken Knot, com recheio especial.

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As receitas levaram dois anos para serem desenvolvidas e são exclusivas da Quickies. “Dessa forma, garantimos uma experiência única aos nossos clientes, com croquetes que conseguem ser ao mesmo tempo crocantes e cremosos, exatamente iguais aos da Holanda” garante Marcus. As máquinas importadas do país europeu também são de exclusividade da marca.

Além do sabor diferenciado, produtos exclusivos e inovação, a agilidade é outro diferencial da Quickies, que garante ser o mais rápido fast-food do mundo. Basta o cliente inserir as moedas e retirar o salgado em poucos segundos. Há uma máquina que troca nota por moedas ao lado das vending machines.

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As exclusivas máquinas de vendas são apenas uma parte do negócio. As lojas contam também com atendimento de balcão, uma adaptação para o padrão de consumo brasileiro. Nesse caso, além dos croquetes, a aposta da Quickies é a batata frita rústica com molho especiais servida no cone.

No cardápio, os clientes podem comprar também produtos como hambúrgueres, onion rings, sobremesas, milk shakes e bebidas.