Novos rumos

Chamada de “Quarta Revolução Industrial”, Indústria 4.0 é tema de Ciclo de Inovação em Curitiba

Evento acontece entre os dias 21 e 25 deste mês (Foto: Divulgação).

Empreender - Tribuna A chamada quarta revolução industrial, indústria 4.0 ou Manufatura Avançada ganha voz ao ser o principal tema do Fórum Econômico Mundial em 2016. Em Curitiba, estes temas estarão em discussão durante a primeira edição do Ciclo de Inovação, que terá como tema “Negócios 4.0: Inovação e desafios para os Líderes do Futuro”. O evento é uma promoção do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), por meio da aceleradora ISAE Business, em parceria com a 3D InnovBrasil.

Conceitos como as novas tecnologias, que incluem Internet das coisas, Big Data, Impressão 3D, assim como a integração horizontal e vertical das cadeias produtivas, a transformação e digitalização dos negócios e novas competências para os trabalhadores do futuro próximo, estarão em debate entre os dias 21 e 25 de novembro.

Conceitos inovadores, como impressão em 3D, estarão em debate (Foto: Pixabay).
Conceitos inovadores, como impressão em 3D, estarão em debate (Foto: Pixabay).

O evento vai contar com painéis e exposições, reunindo profissionais de diversos setores, que trarão as novidades em tecnologia e gestão nas empresas. No primeiro dia (21), o bate papo será sobre o contexto inteligente, que abordará sobre Indústria 4.0, empreendedorismo e inovação sustentável. Já o segundo dia (22) será voltado às tecnologias facilitadoras, que vai traçar, por exemplo, um panorama sobre o uso de drones, impressões 3D e internet das coisas.

O terceiro dia (23) está reservado para falar sobre liderança e pessoas, e como as empresas podem se modernizar nas estratégias, utilizando as competências dos colaboradores. No quarto dia (24), os modelos de gestão serão debatidos, além de qual formato que melhor se encaixa dentro das empresas. Já no quinto e último dia (25), o ecossistema empresarial e as startups serão o pano de fundo para o debate que encerra a semana de ciclo.

Agenda

O evento tem o objetivo de compartilhar com alunos, professores e empresas convidadas os diferentes olhares sobre a questão.  Serão duas atividades principais:

1 – Os Painéis com duração de 1h30  distribuídos entre os dias 21 e 25 de novembro, das 18h30 às 20h00, em que alguns especialistas ou empresários (entre 2 e 3) farão suas colocações sobre o tema por 20 minutos cada, com o apoio de um facilitador. Após a exposição dos palestrantes, será aberta uma discussão com a plateia com o apoio do facilitador por mais 40 minutos. Os temas dos painéis serão:

Contexto Inteligente 4.0 – 21/11 – 18:30 (Indústria 4.0, Empreendedorismo e Inovação sustentável)

Conheça o contexto geral dos conceitos da indústria 4.0 e participe da discussão sobre esse contexto frente à realidade empresarial brasileira.

Palestrantes:

Ronald Martin Dauscha

Managing Partner at Pieracciani Management Consulting
Professor da FGV de Innovation, Entrepreneurship, Production and Services
Presidente do CLAEQ – (Centro Latino Americano de Inovação, Excelência e Qualidade)
Coordenador de Programas da FAPESP PIPE & PITE

Nelson Luís Paula de Andrade

IT Sr Manager na Renault do Brasil Responsável pelos Sistemas de Marketing and Sales na LatAm Renault Engenheiro de Computação com especialização em Controle de Processos – Puc Pr Técnico em Eletrônica – CEFET Pr Ex-empreendedor; Colaborações junto ao SOFTEX e ANFAVEA Fã e impulsionador da “transformação digital”; e tri-atleta amador

O que é a 4ª Indústria?

Desde 2011 o governo Alemão investe em uma política industrial com incentivos e estímulos a pesquisa e a modernização das empresas, o que envolve novas tecnologias (Internet das coisas, Big Data, Impressão 3D, entre outras), a integração horizontal e vertical das cadeias produtivas, a transformação e digitalização dos negócios e novas competências para os trabalhadores do futuro próximo.  É a chamada quarta revolução industrial, indústria 4.0 ou Manufatura, tema do Fórum Mundial Social deste ano.