Empreas aéreas endossam bilhetes da Varig no exterior, diz nota

Rio – Cerca de 200 companhias de aviação no exterior estão aceitando bilhetes da Varig, que voltou a voar para Nova York (EUA). De acordo com nota divulgada pela empresa brasileira, apenas nove vôos foram cancelados ontem (23), dois deles por condições climáticas adversas.

"A nosso pedido, os passageiros continuam sendo embarcados no exterior pelas companhias, dependendo dos lugares disponíveis em seus vôos", afirma a nota. A Varig informa que a suspensão temporária imposta pela Clearing House, uma câmara de compensação da International Air Transport Association (Iata), não tem impedido a aceitação dos bilhetes dos passageiros nas companhias aéreas afiliadas. Nessa câmara de compensação as empresas aéreas fazem encontro de contas pela venda de bilheres.

As 18 empresas que integram outra associação, a Star Alliance, como a TAP, a United Airlines e a Lufthansa, também endossam as passagens, segundo a nota. E das mais de 200 companhias estrangeiras filiadas à Iata, somente 11 comunicaram que não aceitariam o embarque de passageiros portadores de bilhetes da empresa brasileira, entre elas a Delta (Estados Unidos), a Alitália (Itália) e a JAL (Japão).

De acordo com a assessoria de imprensa da Varig, a suspensão imposta pela Iata poderá ser revertida assim que a empresa saldar seu débito. Por exigência da Iata, no entanto, a Varig ainda mantém um seguro depositado na câmara de compensação, no valor de US$ 24 milhões, para cobrir eventuais pagamentos.

Voltar ao topo