Brasília – Técnicas de clonagem bovina poderão ajudar no desenvolvimento de células-tronco para seres humanos. O avanço, reunindo pesquisadores das áreas animal e humana, será possível através de parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). A informação é do pesquisador do Projeto de Clonagem Animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rodolfo Rumf.
"Estamos há um ano buscando fazer uma parceria científica, de maneira que os resultados que a gente for gerando no modelo bovino possam ser usados para acelerar o progresso da ciência na área humana", explicou o pesquisador.
Apesar dos avanços científicos, Rumf disse que é preciso evitar otimismo exagerado quanto às terapias com células-tronco. "Não significa que vamos ter respostas em curto prazo para todos os problemas. A gente vem recebendo contatos de pessoas preocupadas em resolver seus problemas, mas ainda estamos trabalhando em uma fase bem básica, para só depois evoluir para a clínica", esclareceu.
Células-tronco são células capazes de se multiplicar e se transformar em qualquer tipo de tecidos do corpo humano, como sangue, ossos, nervos, músculos etc. Sua utilização para fins terapêuticos pode representar esperança para o tratamento de inúmeras doenças genéticas, como distrofias musculares, ou para pacientes que sofreram lesões da medula espinhal que impedem seus movimentos.
As células-tronco podem ser injetadas diretamente em pacientes com insuficiência cardíaca, para regenerar o coração. Elas existem em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e em embriões nas fases iniciais da divisão celular.