Embrapa e Meridional apresentam novas variedades de trigo para o Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Meridional fazem o pré-lançamento de duas cultivares de trigo para panificação durante o dia de campo que será promovido amanhã, às 14 horas, na Embrapa Soja, em Londrina (PR), como atividade do VII Seminário de Trigo.

As sementes da BRS Pardela e da BRS Tangará estarão disponíveis na safra de 2009 para os produtores de grãos do Paraná. "Nos experimentos, estas cultivares alcançaram média de produtividade de 4mil Kg/ha. Isto quer dizer que há potencial para aumentar a produtividade no Paraná", calcula o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

Segundo ele, a BRS Pardela é uma opção para o mercado de farinha para o fabrico de pão francês, porque possui elevada força de glúten (capacidade de  volume e qualidade industrial para produção de pão) e boa estabilidade de farinha. Também pode ser utilizada na fabricação de massas em geral e como mistura de farinhas com menor força de glúten. "Esta cultivar também destaca-se por apresentar boa resistência ao oídio, à ferrugem da folha, com moderada resistência à brusone e às manchas foliares", destaca Bassoi.

A BRS Tangará também se destaca por suas características industriais como boa qualidade para panificação. "Associado a isto, apresenta boa sanidade, com destaque para resistência da ferrugem da folha e oídio. Também tem ampla adaptação geográfica, mas seu pico de rendimento é em locais com temperatura mais amenas", enfatiza Bassoi.

Liderança

Nos últimos cinco anos, a participação da Embrapa e de seus parceiros no mercado de sementes de trigo no Paraná, saltou de 16 para 39%. "A crescente demanda por nossas cultivares de trigo deve-se aos materiais altamente produtivos e de boa sanidade que colocamos no mercado todos os anos", comemora Bassoi, da Embrapa Soja.

As palestras e discussões técnicas do VII Seminário Técnico de Trigo e da I Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale que estão sendo realizadas nos dias, 24, 25 e 26 de julho, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina (PR). Os eventos são uma promoção da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, organizados pela Embrapa Soja e Instituto Agronômico do Paraná com o apoio da Sociedade Rural do Paraná. Para mais informações sobre os eventos consulte a programação na página www.reuniaodetrigo.com.br.

Voltar ao topo