Embaixada recomenda calma para familiares de brasileiros

A embaixada brasileira não recebeu até o momento nenhuma informação de eventuais vítimas brasileiras nos atentados terroristas que atingiram a capital britânica hoje. O cônsul-geral do Brasil, Fernando Mello Barreto, informou que as autoridades britânicas ainda não estão disponibilizando detalhes sobre as centenas de pessoas atingidas pelas explosões. "Estamos mantendo contato permanente com o governo britânico, mas por enquanto eles estão pedido paciência em relação à identidade das vítimas ", disse Mello Barreto à Agência Estado. "A prioridade neste momento ainda é de atendimento às vítimas."

A embaixada brasileira recomenda aos familiares e amigos de brasileiros residentes no Reino Unido calma caso não consigam contatá-los. "Muita gente não conseguiu chegar ao trabalho, outros não conseguiram voltar para casa e os telefones celulares não estão funcionando", disse a ministra Ana Pessoa. "Por isso, é preciso manter a serenidade, esperar um pouco para que a situação de acalme." Segundo Mello Barreto, é impossível se calcular o número de cidadãos brasileiros atualmente residindo no Reino Unido. Muitos entraram no país com passaportes de outros países europeus e há também aqueles que vivem na ilegalidade. Entretanto, ele calcula que pelo menos cem mil brasileiros residam em Londres e cercanias. "Nos últimos anos, o número de brasileiros atendidos pelo consulado quintuplicou", disse.

A crescente presença de brasileiros no Reino Unido é visível. Nos últimos anos, dezenas de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais voltados à colônia brasileira foram abertos na capital e outras cidades britânicas. A maioria dos motoboys de Londres é integrada por brasileiros.

Voltar ao topo