Em quinze dias, novo governo apresenta situação real do Estado

Na cerimônia realizada na transmissão de cargo, no Palácio Iguaçu, o governador fez um discurso de improviso, após as despedidas previstas pelo protocolo e do discurso proferido pelo ex-governador. Na ocasião, Requião afirmou que o governo será de construção, mas fez questão de demonstrar que todos os dados repassados pela antiga administração serão revisados minuciosamente.
” Não vou constestar os dados que o ex-governador ofereceu a vocês, no momento, sobre o Estado do Paraná. Os primeiros quinze dias serão quinze dias de levantamentos concretos da situação do Estado e vocês tomarão conhecimento da real situação do Paraná no momento em que este levantamento for concluído pelos secretários”, disse.
Para Requião, seria, no entanto, “uma tolice dizer que o governo Lerner não teve aspectos positivos. Teve sim e eles serão preservados. Mas tolice maior é imaginar que os erros serão perpetuados, sob o pretexto de que estão estabelecidos em contratos, e que os contratos devem ser obedecidos sem contestação. Não existe direito adquirido contra o interesse público e os erros serão necessariamente corrigidos”, disse.
Segundo Requião, o Paraná parou durante oito anos ” Do ponto de vista do povo, do emprego, do ponto de vista social. O governo se embriagou com as propostas da globalização e do neoliberalismo. Ele foi absorvido pela política neoliberal do governo federal. Vocês conheceram um Jaime Lerner jurando que não venderia a Copel e viram um Jaime Lerner cedendo a pressões e a uma suposta fatalidade que o levou a alienar parcelas importantes do patrimônio público. Esses erros serão corrigidos, pois pela primeira vez na República, há uma sintonia perfeita entre o governador do Estado e o presidente da República, entre a visão doutrinária, ideológica da nacionalidade do Paraná e a visão nacional do governo que assume hoje”, afirmou.
O governador reafirmou seu compromisso de mudança. ” Vamos sim mudar as coisas, enfrentar a questão do pedágio e vocês podem ter certeza de que a partir de agora há um governo que joga pesado junto com o povo do Paraná”, disse..
Requião anunciou que a ” parceria do governo com as Igrejas é definitiva e vai mudar o panorama de exclusão, de miséria e de pobreza no Paraná. Tenho muita esperança no Brasil, mas tenho certeza de que, se temos dificuldades enormes no Paraná, elas são extremamente menores das que as que enfrentam outros Estados brasileiros. Quando nos comparamos a outros Estados da Federação, apesar do vendaval neoliberal, nós nos agigantamos. E eu assumo o governo do Paraná na certeza de que assumo a direção de um Estado e de um povo que têm todas as condições de alavancar a proposta do Lula e do PT de crescimento autônomo, nacionalista e voltado ao povo mais pobre. Contem com mudanças sensíveis”.

Voltar ao topo