Em março, curso pretende formar agentes locais de economia solidária

Brasília ? Um treinamento para geração de emprego e renda nas comunidades deve reunir, em Brasília, 238 pessoas de todo o país. O curso de formação de agentes locais de desenvolvimento solidário, que faz parte do projeto de Desenvolvimento Local de Emprego e Renda, será realizado entre os dias 13 e 17 de março.

No curso, os futuros agentes serão treinados para encontrar formas de gerar emprego e renda em sua região. Segundo informações do Ministério do Trabalho, as pessoas que fazem parte do treinamento, na maioria das vezes, são de comunidades que já produzem algum tipo de artesanato. Eles recebem orientação sobre formas de comercializar o que a comunidade já produz.

Os trabalhos que surgem durante o treinamento podem ser apresentados pelos agentes a uma organização não-governamental (ONG), por exemplo, que ajude a comunidade a vender seu produto. A comercialização também pode ser feita por cooperativas.

Segundo o Ministério do Trabalho, o programa Economia Solidária já ajudou a criar mais de 15 mil empreendimentos, como cooperativas e associações. Cerca de um milhão de pessoas já foram beneficiadas pelas ações do programa Economia Solidária.

Voltar ao topo