O programa Paraná em Ação surpreendeu em Guarapuava. Em três dias, foram 40 mil atendimentos a cerca de 15 mil pessoas. O evento ocorreu de 29 a 31 de março, durante o 6º Show Tecnológico de Guarapuava, instalado no CEDETEG -Centro Politécnico de Guarapuava. O Paraná em Ação que é uma feira de serviços gratuitos do governo do Estado voltado especialmente às comunidades de baixa renda, é coordenado pela secretaria especial de Relações com a Comunidade, e segue rumo à sua 17ª edição que será em Palmas de 10 a 12 de Abril.
Mais de 40 instituições públicas e privadas, parceiras do ?Paraná em Ação? ofereceram diversos serviços nas áreas de cidadania, justiça, saúde, cultura entre outros. A população de baixa renda teve acesso à exames de saúde e ao cadastramento em programas sociais como Tarifa Social da Sanepar e Luz Fraterna da Copel. Também pôde fazer documentos como Carteira de Identidade e CPF, cortar o cabelo, ter acesso a Internet e ainda assistir ao teatrinho de bonecos do programa Paranização, do Teatro Guaíra, que esteve responsável pela inclusão cultural de crianças e adultos em Guarapuava.
O Sesc de Guarapuava, trouxe alegria às crianças da cidade e regiões vizinhas. Elas participaram de atividades como confecção de fantoches, pintura no rosto, desenhos com colas coloridas e o atelier de pintura. ? São crianças de diversas faixas etárias que vieram para participar das brincadeiras, disse a coordenadora da recreação infantil do Sesc – Guarapuava, Kelly Sander.
Segundo ela, mais de 300 crianças passaram diariamente pelo estande em busca da diversão da pintura. ?É gratificante participar em uma ação como essa. A maioria dessas crianças não tem acesso a nada disso e um pouco de alegria que se pode dar a elas vale qualquer sacrifício?, declarou.
A dona de casa Murielle da Costa, 20 anos, aproveitou bem a feira de serviços gratuitos. Segundo ela, o Paraná em Ação é o programa perfeito para os pobres. ?Tem tudo o que a gente pode imaginar aqui dentro. Eu já tinha ouvido falar em Paraná em Ação, mas não imaginava sua dimensão?, contou entusiasmada. Para Murielle e para o pequeno Eduardo, seu filho de 3 anos, essa passagem do programa em Guarapuava será inesquecível. ?Nós cortamos os cabelos de graça, fiz meus documentos, o Eduardo pôde brincar no atelier de pintura do Sesc, e nós dois visitamos as exposições de maquetes, animais e outras coisas que nem eu nunca tinha visto antes. Gostei muito dessa feira e acho que deveria vir mais vezes à Guarapuava?, disse.
O secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, destacou que felizmente o Paraná em Ação continua atingindo seus objetivos: trabalhar em prol dos menos favorecidos, atender a população de forma digna e satisfatória, fazendo com que todos possam conquistar sua cidadania sempre buscando incluir o maior número de pessoas. ?Milhares de pessoas já foram beneficiadas com o programa ?Paraná em Ação?. Em pouco mais de um ano de existência , esse programa já realizou mais 1,5 milhão de atendimentos aos carentes do nosso estado?, declarou.


