Em 2005, crescimento do setor agropecuário foi o menor desde 1997

Rio – A agropecuária cresceu 0,8% no ano passado, a menor taxa desde 1997, quando o setor registrou queda de 0,8%. Em 2004, o crescimento foi de 5,3%, conforme dados divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os registros de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e a quebra nas safras de milho, café, arroz, fumo, algodão e laranja em razão de problemas climáticos foram apontados pela gerente das Contas Nacionais da entidade, Rebeca Palis, como os principais responsáveis pelo desempenho do setor no ano passado.

"Tivemos crescimento na produção de culturas importantes, como a de soja, cana-de-açúcar e mandioca, porém, as taxas foram inferiores às registradas em 2004, o que não ajudou a melhorar o desempenho agropecuário", disse.

Em 2005, a indústria cresceu 2,5%, percentual que mostra uma recuperação em relação a 2004, quando o desempenho ficou negativo em 0,07%. A atividade que mais se destacou foi a extrativa mineral, com crescimento de 10,9%, impulsionada pelo aumento na produção de minério de ferro, de petróleo e gás natural. "Já a indústria de transformação, que cresceu 1,3% não conseguiu deslanchar devido à queda na produção de setores como siderurgia, metalurgia e indústria têxtil por causa da baixa do câmbio, que estimulou a concorrência com os produtos importados", observou.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.