Eliminar hanseníase é meta da Secretaria da Saúde para este ano

A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a meta de eliminar a hanseníase do Paraná ainda em 2003, dois anos antes da meta prevista para o Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso só será possível em função dos investimentos do Estado, principalmente, no tratamento da doença e capacitação de profissionais para prevenção e orientação da população quanto ao assunto.

Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos, são 500 mil, perdendo apenas para a Índia. No Paraná o indicador é bem menor e o número de casos vem caindo a cada ano, atingindo, em 2001, a média de 1,54 casos por 10 mil habitantes. Hoje, estão em tratamento cerca de 2 mil pacientes em todo o Estado.

O Secretário da Saúde, Cláudio Xavier visitou ontem, com sua equipe de diretores, o Hospital de Dermatologia Sanitária, antigo Hospital São Roque, em Piraquara. O hospital é especializado no tratamento de pacientes com hanseníase. O objetivo da visita foi avaliar as condições do Hospital e discutir parcerias que possam intensificar o envolvimento de vários segmentos da sociedade e a busca de recursos financeiros através do Ministério da Saúde para que se possa cumprir a meta de eliminação da hanseníase no Paraná.

As Regionais de Saúde com maior números de casos são: Guarapuava, Cornélio Procópio e Telêmaco Borba. E os com menor números de casos são: Paranaguá, Pato branco e Maringá.

Para erradicar a doença, a Secretaria vai investir na capacitação de equipes que possam detectar mais facilmente a doença e iniciar o quanto antes o tratamento.

Voltar ao topo