Eleição para presidência da Câmara vai para o 2º turno, sem Fruet

Brasília – A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados terá segundo turno entre os candidatos Arlindo Chinaglia (PT-SP), com 236 votos, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em segundo lugar com 175 votos. O candidato tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR) teve 98 votos e outros três foram registrados como brancos. Como nenhum obtive 257 votos (metade do total mais um), haverá nova disputa.

Dos 513 deputados empossados na manhã de nesta quinta-feira (1º), 512 parlamentares votaram na eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2007/2008, que terminou há pouco. Somente o deputado Camilo Cola (PMDB-ES) justificou a ausência.

Pela primeira vez, a votação foi eletrônica e em nove urnas. Antes, a eleição era feita em cédulas de papel, o que dificultava o processo de votação e a apuração dos votos. Desta vez, a votação durou pouco mais de duas horas, ao contrário dos anos anteriores, que já chegou a durar 13 horas.

A apuração dos votos foi rápida. A apuração dos demais cargos da Mesa (vice-presidências, secretarias e suplências) só ocorrerá após a divulgação do nome do novo presidete. Antes mesmo de ser revelado o resultado das urnas da Câmara dos Deputados, cinco nomes já estão definidos.

Voltar ao topo