Era da informação. Em tempos de profundas mudanças sociais e culturais, há que se pensar também nas modificações que a sociedade vem exigindo no enfoque dado ao ensino-aprendizagem da Matemática nas escolas.

Atualmente, no ensino da Matemática, destaca-se a Educação Matemática, discutida no País há algumas décadas, por educadores matemáticos e profissionais de áreas afins, preocupados com o ensino-aprendizagem da disciplina, com o intuito de tornar o ensino democrático e permitir o alcance de todos os cidadãos, tornando-os pessoas produtivas e felizes numa sociedade mutante.

Muitas pesquisas, experiências, vivências, estudos e reflexões têm se desenvolvido nessa área, não apenas no Brasil, mas também em diversas partes do mundo.

A Educação Matemática propõe o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, com o intuito de formar integralmente o cidadão. Entre as diversas competências, destaca-se a importância da leitura e compreensão da Matemática presente nas informações veiculadas diariamente através da mídia.

De pouco adianta resolver inúmeras operações e conhecer diversas propriedades aritméticas, geométricas, algébricas, se a pessoa não estiver apta a aplicar esse conhecimento em situações práticas do seu cotidiano.

Hoje, grande parte das informações veiculadas pela mídia envolve situações matemáticas: seja através de tabelas, gráficos, grandezas, números, surgem termos que envolvem diversos conceitos matemáticos e que estão, de uma forma ou outra, interferindo diretamente na vida das pessoas. Para compreender esses textos, é indispensável algum conhecimento matemático.

Para perceber melhor o que é dito, destaquemos uma palavra bastante comum no cotidiano: juros.

Quais os conhecimentos matemáticos necessários para a compreensão desse termo? Em que contextos ele aparece? Em todos os contextos ele tem o mesmo significado? Como calcular o juro? Há um único tipo de juro? Quais os tipos de juro presentes em cada contexto? Esse conhecimento é necessário para todo o cidadão brasileiro? Por quê? Em todas as sociedades contemporâneas esse conhecimento é importante? Por quê? Houve momentos na história da humanidade em que esse conhecimento não era tão significativo? Por quê?

Assim, aprofundaríamos ainda mais as reflexões acerca desse termo, através do novo enfoque dado ao ensino-aprendizagem da Matemática.

A partir de um único termo é possível desencadear um amplo trabalho de Educação Matemática, favorecendo a compreensão e o significado dos textos e contextos presentes na nossa sociedade.

A partir dessas considerações, percebe-se o quanto é importante e indispensável educar matematicamente, na sociedade atual, através da leitura, análise e reflexão sobre o conhecimento matemático presente no cotidiano das pessoas, desenvolvendo-as para o verdadeiro exercício da cidadania.

Justina Motter Maccarini é professora e autora de livros didáticos.