Educação mantém cursos de língua estrangeira em 86 municípios

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Divisão de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Delem), oferta o ensino de oito idiomas em 161 Centros de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Celem), distribuídos em 86 municípios que atendem 14 mil alunos. A chefe do Delem, Sheila Cordeiro, explica que uma dos idiomas mais procurados, além do inglês, é o espanhol, e principalmente na região de fronteira. Em função disso, a Secretaria da Educação está abrindo 131 vagas no concurso público para professores.

“É importante este reforço na equipe de docentes porque não há professores de espanhol suficientes para atender a demanda”, explica Sandra, lembrando, ainda, que 20% das vagas dos Centros são disponibilizadas à comunidade. Para a assessora técnica do setor de linguística, da Embaixada da Espanha no Brasil, Sagrário Ruiz Elizalde, ações como essa garantem a presença do ensino de Espanhol nas escolas públicas.

“O Paraná sairá na vanguarda ofertando ensino de espanhol nas escolas públicas”, afirma Sagrário. “Com isso, o Governo consegue, na verdade, uma equiparação, pois muitos dos alunos de escolas particulares já têm esse conteúdo, assim sendo, os alunos do ensino público terão as mesmas oportunidades”. Sagrário ressaltou ainda que os professores de línguas estão na expectativa, até de outros estados estão ligando para se informar sobre o concurso.

Oportunidade

O Delem tem acordos de cooperação técnica com alguns países de que ensina o idioma como: Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos. Os alunos têm a oportunidade, após serem aprovados em testes, de estudar no exterior com bolsa concedida pelo governo do país da determinada língua(as passagens, a faculdade e ainda uma bolsa auxílio). “Em 2003, a maioria dos alunos selecionados que foram estudar na Alemanha eram provenientes das escolas públicas”, ressaltou Sheila.

Concurso

Para obter mais informações os professores interessados em participar do concurso devem acessar o endereço eletrônico (www.cops.uel.br), no qual também é retirado o boleto para inscrição que custa R$60,00 e que deverá ser pago em agências bancárias ou ainda nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27/10/2004.

Voltar ao topo