Educação e Fundação Roberto Marinho firmam acordo

A Secretaria de Estado de Educação (SEED) acerta uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, para que os professores da rede estadual de ensino tenham acesso aos programas exibidos pelo Canal Futura e os utilizem como ferramenta pedagógica em sala de aula. A assinatura do termo de cooperação técnica entre o secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião e a gerente geral da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães está prevista para o final deste mês.

O objetivo é que os professores da rede estadual sejam capacitados para a utilização do vídeo em sala de aula. “Queremos estimular o hábito nos professores para que façam o uso desta tecnologia”, afirmou a professora Tânia Solange da Silva Braga, coordenadora estadual da TV Escola.

Pelo acordo, a Secretaria da Educação seleciona os professores para utilização do material e fornece os espaços para a capacitação. A Fundação Roberto Marinho fica responsável pela metodologia aplicada ao uso da tecnologia em sala de aula e também pelos técnicos especializados para oferecer o treinamento.

Todas as escolas estaduais, que já estão equipadas com aparelhos de televisão e vídeo, vão receber o sinal do Canal Futura que atualmente é retransmitido no Paraná somente em Curitiba através da TV Lúmen. A primeira etapa deste projeto aconteceu nesta terça-feira e quarta-feira. Foram realizadas palestras e oficinas no Centro de Capacitação do Esporte para chefes dos núcleos, 32 coordenadores regionais das TVs Escolas, além de cinco integrantes da equipe de Coordenação Estadual de Tecnologia em Educação (CETE).

Ao todo, foram 270 professores que participaram das atividades que serviram para sensibilizar esses profissionais para o uso do Canal Futura em sala de aula e também capacitá-los como multiplicadores, para que repassem os conteúdos metodológicos adquiridos aos demais professores da rede estadual.

De acordo com a gerente de mobilização comunitária da fundação Roberto Marinho, Marisa Vassimon, há dois anos o Canal Futura vem trabalhando com algumas escolas do Paraná, localizadas em Curitiba, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Assis Chateaubriand e Umuarama. “As iniciativas foram tomadas pelas próprias escolas e deu tão certo que agora a Secretaria de Educação vai estender a todas as escolas da rede estadual de ensino”, comentou.

O Canal Futura mantido pela Fundação Roberto Marinho é uma iniciativa privada de interesse público e voltado exclusivamente à educação. Desde 1997, desenvolve trabalhos metodológicos para diversas instituições que tenham interesse nos programas exibidos pelo Futura para o uso educacional. Atualmente, são mais de nove mil escolas em todo o país que usam o Futura em sala de aula e um público de 20 milhões de pessoas em todo o país que assistem ao canal.

Voltar ao topo