Educação básica possui 37 mil profissionais sem formação mínima

O Ministério da Educação premia nesta semana 24 professores da educação infantil brasileira. O prêmio procura prestigiar as iniciativas de qualidade, mas o segmento ainda possui grandes desafios. Atualmente, 37 mil profissionais dos mais de 300 mil que trabalham com educação infantil não possuem a formação mínima exigida.

Para melhorar esse quadro, o ministério está debatendo formas de financiamento para a educação básica por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb). ?O governo está discutindo o Fundeb, que é para a educação básica. Nossa proposta é que a educação infantil seja beneficiada com o financiamento da educação básica?, diz o secretário da Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes.

A diretora do departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Jeanete Beauchamp, comenta que, além do Fundeb, o MEC tem outros dois projetos para a melhoria da qualidade do ensino: o Pro-infantil e a Rede Nacional de Formação de Professores. Esses projetos atuam na capacitação dos educadores: ?esse projeto visa incluir no direito à formação, todos os profissionais em serviço que não possuem a habilitação mínima exigida por lei?. Segundo ela, o projeto começa a ser desenvolvido no início de 2005.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.