Educação avança na erradicação do analfabetismo no Paraná

De acordo com o balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, já foram cadastradas aproximadamente 50 mil pessoas, num prazo de um mês, por intermédio da Campanha Paraná Alfabetizado. O Secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, informou que o pré-resultado da Campanha reflete o empenho da Secretaria na implantação de um programa que tem o objetivo de alfabetizar o maior número possível de pessoas.

“Estamos determinados a combater o analfabetismo e não vamos parar enquanto os números não forem reduzidos”, afirmou. Para o Secretário, o balanço da Educação é positivo, se comparado aos demais Estados. Maurício Requião disse isso com base nas recentes pesquisas divulgadas pelas Nações Unidas, que mostra que o Brasil desceu, devido ao elevado índice de analfabetismo constatado no país, do 65º lugar para o 72º no ranking do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2004.

“Nosso Estado é um dos que está realmente decidido a mudar essa situação e o resultado da primeira etapa da Campanha Paraná Alfabetizado demonstra isso”, considerou. O programa de cadastramento começou oficialmente no dia 10 de junho – Dia Nacional da Língua Portuguesa ? e a Campanha, implantada pelo “Comitê Paranaense de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, criado no dia 17 de maio, tem as diretrizes fundamentadas no Projeto Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação.

O objetivo do Comitê, formado por uma parceria entre a Secretaria da Educação, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), igrejas e demais entidades representativas da Sociedade Civil, é de mobilizar todos os setores da comunidade para cadastrar o maior número possível de analfabetos no Estado.

Voltar ao topo