Eduardo Requião defende em Curitiba a integração porto-cidade

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, defendeu, em Curitiba, a integração entre porto e cidade, baseado nas experiências que obteve durante a 9ª Conferência Internacional de Cidades e Portos, realizada em Lisboa (Portugal), nos últimos dias 5 e 10, com a participação de representantes de 50 países.

Segundo Requião, porto e cidade devem conviver em harmonia e em absoluta integração – porto, em especial, deve se transformar numa atração turística – sugere o superintendente, anunciando a idéia como projeto a ser implantado no Paraná.

“Constatamos que as discussões sobre o assunto já dominam diversos países. Nós, no Brasil, ainda estamos muito aquém do que acontece em outros continentes”, afirmou o superintendente da Appa, acrescentando que o Brasil tem que melhorar a eficiência dos portos e integrá-los à comunidade. lembrou que os portos não devem dar as costas nem para o mar nem para as cidades. “O porto deve se tornar uma referência turística, independente das cargas movimentadas”, disse.

Requião, explicou que as cidades portuárias devem se transformar em modelos de integração. “Em breve, vamos derrubar o muro que isola o porto da comunidade e colocar, como nos portos europeus, grades e telas que permitam a visão externa do que acontece no cais”, disse, prometendo implantar a experiência no Porto de Paranaguá .

Além disso, anunciou que vai implantar um projeto de paisagismo que retrate a história de um porto moderno e a da cidade mais antiga do Paraná. “A intenção é ampliar o espaço histórico, dotando-o da infra-estrutura necessária, como um restaurante para acolher, e bem, tanto os trabalhadores (cerca de 3 mil ao dia) quanto os visitantes”.

Voltar ao topo