Zimmermann confirma leilão A-1 entre novembro e dezembro

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, confirmou nesta quinta-feira, 02, que o governo irá realizar um leilão de energia A-1 entre novembro e dezembro deste ano, para início do suprimento em 1º de janeiro de 2015. Segundo ele, no entanto, a modelagem do leilão ainda está sendo estudada.

“Temos que adequar as regras de leilão ao vencimento de concessões em 2015, com 5 mil megawatts que entram em sistema de cotas a partir de julho. Estamos discutindo que tipo de produto servirá para o primeiro semestre e qual irá para o segundo”, completou.

Déficit

Zimmermann disse ainda que o risco de déficit de energia no País está dentro de limite de 5% estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “Tivemos piores afluências da história este ano e chegamos a sexto mês da seca com segurança. Se o nosso sistema está equilibrado estruturalmente, ele aguenta essa situação limite”, afirmou.

Segundo ele, atualmente os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão em 25,2%, enquanto qualquer patamar acima de 18% já daria “tranquilidade” para a geração de eletricidade. “Em outubro já começa a transição entre a seca o período chuvoso. O risco de falta de energia é zero em 2014”, completou.

Voltar ao topo