enkontra.com
Fechar busca

Economia

Crise?

Walmart fecha comércio eletrônico e não vai mais vender pela internet no Brasil

  • Por Estadão Conteúdo
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

O Walmart fechou nesta sexta-feira (10), o seu marketplace, espécie de shopping virtual, onde eram comercializados online produtos de terceiros. A empresa demitiu 70 trabalhadores. Com isso, a companhia sai, por ora, do comércio eletrônico e passa a focar nas lojas físicas, tanto de varejo como de atacado.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Dois anos atrás, em 2017, a varejista já tinha encerrado a operação de comércio eletrônico com a venda de produtos próprios. Três mil companhias vendiam seus produtos no marketplace da empresa, que empregava 90 pessoas. Segundo a empresa, as vendas do marketplace era tão pequenas que não passavam de um hipermercado de baixo desempenho. Por isso, não se justificava a continuidade da operação. O marketplace era tocado por uma diretoria ligada ao segmento de farmácias do grupo.

A decisão da companhia de centralizar os negócios nas lojas físicas faz parte do plano de recuperação da rede varejista, que começou a ser implantado desde que o fundo americano Advent passou a controlar a operação no Brasil em junho do ano passado. Com a compra de 80% da varejista, o fundo pretende investir R$ 1,9 bilhão até 2021 para reerguer a companhia. De acordo com a companhia, o retorno ao comércio online deve correr mais para frente e de forma integrada com as lojas físicas.

+Leia também: Aeroporto Afonso Pena é o quarto melhor do mundo, aponta pesquisa

Em crise, a última vez que a rede divulgou seu faturamento foi em 2017. À época, as vendas somaram R$ 28,1 bilhões. A empresa ocupa a terceira posição no ranking das maiores varejistas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), atrás do Carrefour e do GPA.

No começo desta semana, o diretor de Atacado do Walmart, Beto Alves, disse que a empresa quer voltar ao jogo do atacarejo com a bandeira Maxxi totalmente remodelada. Até o final do ano que vem, dez lojas de hipermercados com desempenho ruim serão convertidas em atacarejo. Outras dez serão transformadas em clube de compras, com a bandeira Sam’s Club A partir de agora, o foco dos negócios será o varejo físico e as lojas de atacado (atacarejo e clube de compras).

A primeira loja de hipermercado que será convertida em Sam’s Club será a de Brasília, localizada na Asa Norte, do Distrito Federal. A meta da companhia é manter cerca de cem lojas de hipermercados em funcionamento e metade delas será reformada.

Preso dono de lojas suspeito de adulterar a quilometragem de carros à venda em Curitiba

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "Walmart fecha comércio eletrônico e não vai mais vender pela internet no Brasil"


Márcio Lisbôa
Márcio Lisbôa
3 meses 9 dias atrás

Um dos piores vendedores virtuais do mercado. Comprei um guarda roupa e paguei no boleto. Trinta e cinco dias depois ele ainda não havia sido entregue. Cancelei a compra e recebi o dinheiro de volta. Nunca mais voltei a comprar nesta empresa e nem pretendo, mesmo nas lojas físicas!

Maycon Silva
Maycon Silva
3 meses 9 dias atrás

O Walmart tem que aprender que em Bananalandia nada da certo, pais feito pra sofrer. Faz bem sair, deixa pros “caboclo” tocar a parada.

Edson Oliveira
Edson Oliveira
3 meses 9 dias atrás

Lojas com preços sempre mais caros que a concorrência, atendimento frio, empregados mal pagos e desmotivados. Melhor fechar e dar lugar pra quem tem competência.

Nilton César
Nilton César
3 meses 9 dias atrás

Comprei muito no site do Walmart e nunca tive problemas.

Marcos Antonio
Marcos Antonio
3 meses 9 dias atrás

“Camarão que dorme, a onda leva”
E se não mudar a postura, as lojas físicas tendem a ter o mesmo fim.
A unidade do Cabral por exemplo, nunca tem “cestinhas” disponíveis, filas gigantes por conta do número reduzido de funcionários e preços exorbitantes. Só compro algo lá em caso de extrema urgência..

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas