Volvo lidera em caminhões pesados

Ao comemorar os 25 anos de presença no Brasil, a Volvo, assumiu pela primeira vez a liderança do mercado de caminhões pesados no País. Passou de 28% para 31% de participação de mercado, desbancando Scania e Mercedes-Benz, que se alternavam na primeira posição. “Vamos fechar o ano com mil caminhões à frente do segundo lugar”, destaca o gerente de vendas de caminhões, Carlos Pacheco. Apesar da retração de 6,5% verificada nesse segmento no período de janeiro a novembro, as vendas da Volvo cresceram 5%, comparadas ao ano passado, totalizado 3.925 unidades. Até ontem, foram contabilizados 4.100 caminhões. Pacheco estima que ao término do ano, as vendas superem as 4.209 unidades de 2001.

Pacheco atribui a liderança aos investimentos no tripé indústria, produtos e pessoas. “Conseguimos desvio zero no planejamento de vendas e produção”, cita. O primeiro lugar não foi conseguido com preço baixo. Os caminhões da Volvo custam entre R$ 190 mil e R$ 290 mil, enquanto a concorrência oferece veículos 3% a 40% mais baratos. “O investimento na eletrônica embarcada, na fábrica nova e no treinamento do pessoal foi repassado aos preços”, explicou Pacheco. Nesse ano, os preços foram reajustados em 28%, por conta da disparada do dólar e alta de insumos, como energia elétrica, aço e telefonia.

Os caminhões Volvo, fabricados no Brasil na Cidade Industrial de Curitiba, tem 70% de nacionalização. Nesse ano, entre 10 e 20% da produção foi direcionada ao exterior, sendo o Chile o principal comprador. Para 2003, a Volvo projeta um mercado estável no primeiro semestre. “A expectativa é que o próximo governo estimule a indústria e o crescimento econômico”, diz Pacheco. Segundo ele, a alta dos juros é prejudicial, já que 80% das vendas são financiadas, porém o recuo do dólar e a desaceleração da inflação devem beneficiar o setor. A fábrica da Volvo tem cerca de 1.400 funcionários, trabalhando em um turno. “Mas podemos dobrar facilmente a produção com dois turnos”.

Ônibus

No segmento de ônibus, o mercado brasileiro deve se manter parecido com o ano passado, totalizando cerca de 16 mil unidades. Porém a Volvo reduziu as vendas de 1,1 mil ônibus em 2001 para 800, ficando em terceiro lugar no ranking, atrás da Mercedes e da Volkswagen.

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