Mania Animal

Volume de serviços prestados sobe 0,1% em outubro ante setembro, revela IBGE

O volume de serviços prestados teve avanço de 0,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta sexta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,40% a um avanço de 0,60%, mas abaixo da mediana, positiva em 0,17%.

Na comparação com outubro do ano anterior, houve alta de 1,5% em outubro deste ano, já descontado o efeito da inflação. O resultado também ficou abaixo da mediana nessa comparação. As previsões iam de alta de 0,30% a aumento de 2,40%, com mediana positiva de 1,90%.

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 0,2%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda também de 0,2%.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o instituto anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal ficou estável (0,0%) em outubro ante setembro. Na comparação com outubro do ano passado, houve aumento na receita nominal de 4,2%.

Voltar ao topo