Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se nesta terça-feira (24) com empresários que vieram a Brasília reclamar do impacto da valorização do real sobre as exportações e propor alternativas.

continua após a publicidade

Um deles é o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Roberto Giannetti da Fonseca. Ele informou que foram discutidos no encontro o fluxo de capitais [entrada e saída de moeda estrangeira] e o "volume absolutamente anormal" de dólares na economia nacional.

O diretor contou apenas que foi pedida ao ministro a revogação da isenção do Imposto de Renda sobre capitais externos para investimentos em títulos públicos, como forma de reduzir a entrada de dólares no país.

O Banco Central já tinha comprado, até o início de maio, um volume de dólares superior aos US$ 34 bilhões de todo o ano passado.

continua após a publicidade

Segundo Giannetti, a preocupação com a valorização do real ocorre porque os produtos brasileiros estão cada vez mais caros, com prejuízos para as exportações. "Estamos com dificuldade para manter os nossos produtos no mercado internacional e o governo tem que ter consciência do que está acontecendo para ajudar a superar essa fase".

Ele, no entanto, não quis adiantar que outras idéias foram apresentadas ao ministro Guido Mantega. "Há várias propostas e não cabe ficar discutindo aqui uma por uma porque não existe uma solução mágica. Não gostaríamos de discutir as medidas porque estão em fase incipiente".

continua após a publicidade

De acordo com Mantega, também foram discutidos a reforma tributária e o crédito-prêmio IPI, benefício instituído em 1969 para incentivar as exportações de produtos industrializados, permitindo que empresas compensassem o IPI recolhido através de créditos no mercado interno. Mas que foi abolido recentemente pelo Superior Tribunal de Justiça.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, afirmou que não foi tratado nada de novo no encontro sobre a reforma tributária, mas afirmou que quanto ao crédito-prêmio IPI, existe uma tensão que precisa ser solucionada de forma equilibrada.