Volume de cheques sem fundos cai 2,1% em junho

O volume de cheques devolvidos caiu 2,1% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, quarto mês consecutivo de queda. No entanto, o total em reais dos cheques devolvidos bateu recorde em junho e no primeiro semestre do ano. Os dados são da CheckOK, empresa de verificação de crédito.

O valor total dos cheques devolvidos no mês passado chegou a R$ 5,3 bilhões, o maior para um mês de junho desde 1997, primeiro ano da base de dados da empresa. No primeiro semestre, o acumulado do valor também foi recorde: R$ 31,9 bilhões.

No mês passado, do total de 174,4 milhões de cheques compensados, 51 em cada lote de mil não tinham saldo suficiente, o menor índice desde janeiro de 2004. Em junho do ano passado, a quantidade foi de 52 cheques sem fundos para cada mil compensados.

A inadimplência ficou estável em junho na comparação com maio deste ano.

O volume de cheques devolvidos sem fundo em junho, 8,9 milhões, é o menor para o mês em três anos.

Por regiões, apenas o Sul e Sudeste apresentaram queda no volume de cheques devolvidos, de 3,6% e 5%, respectivamente, em junho na comparação com o mesmo mês de 2003. No Nordeste, essa inadimplência subiu 4,9% e no Norte, 6%. No Centro-Oeste, a alta foi um pouco menor, 4,1%.

Segundo a CheckOk, o estudo foi baseado nos dados do Banco Central sobre o número de cheques devolvidos sem fundos, além das devoluções por conta encerrada, prática espúria e sustação de pagamento.

Voltar ao topo