Volkswagen/Audi tem novo diretor no Paraná

O engenheiro Hans-Joachim Schreiner é o novo diretor da Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais (PR). Graduado em Técnica de Abastecimento e em Desenvolvimento de Pessoal, Schreiner ingressou no grupo mundial VW em 1990, como planejador de produção da matriz em Wolfsburg, Alemanha.

O executivo passou por diversas unidades do grupo, atuando principalmente na área de Recursos Humanos. Foi gerente de Desenvolvimento de Pessoal em unidades da Alemanha e de Portugal e gerente da Volkswagen Coaching, dedicada ao desenvolvimento de talentos da companhia.

Em 2000, Schreiner voltou a atuar na área de produção, como gerente da Business Unit Equipamentos de Escape, em Kassel, na Alemanha. No ano seguinte, foi nomeado diretor comercial da fábrica Auto 5000, em Wolfsburg, onde permaneceu ate a transferência para o Brasil. Hans-Joachim Schreiner assume a direção da Volkswagen/Audi no lugar de Thomas Schmall, nomeado presidente da Volkswagen da Eslováquia.

Sobre a Volkswagen do Brasil

A Volkswagen é a maior empresa de capital privado do Brasil, com faturamento de R$ 10,9 bilhões (2002). Presente no País desde 1953, possui cinco fábricas: Anchieta/São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Resende (RJ), além da VW Serviços Financeiros (Banco e Consórcio Nacional). Produz os modelos Gol, Parati, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Golf, Audi A3, Santana e Kombi, além de caminhões e ônibus. É a montadora líder em produção e vendas, totalizando 520 mil unidades comercializadas em 2002.

É a principal exportadora do setor, com 138,5 mil unidades embarcadas e receita de US$ 1,3 bilhão (2002). Emprega mais de 25 mil pessoas no Brasil e concentra na Fundação Volkswagen seus programas de responsabilidade social corporativa.

Voltar ao topo