Volkswagen economiza com idéias de empregados

A Volkswagen do Brasil conseguiu uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões com a implantação de sugestões de empregados pelo programa Geração de Idéias.

Criado pela montadora há um ano o programa visa motivar e incentivar a criatividade e a participação dos trabalhadores nas melhorias do processo produtivo, produto, qualidade ambiental, ergonomia, segurança do trabalho entre outras áreas. Desde sua implantação o programa premiou 224 autores de idéias e distribuiu cerca de R$ 110 mil em dinheiro, nas fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (SP).

O Geração de Idéias é um programa mundial da VW, iniciado no Brasil em 2001 nas unidades Anchieta, São Carlos e no prédio de Serviços Financeiros, no bairro do Jabaquara, São Paulo. Os prêmios distribuídos podem chegar a R$ 50 mil, conforme a viabilidade da proposta e a redução de custos alcançada. Todas as idéias, individuais ou em grupo, aceitas e implantadas são premiadas.

Entre os 224 empregados premiados está Cláudio Cardozo Bezerra, inspetor de produção, que trabalha há 10 anos na área de Estamparia da fábrica Anchieta. Com uma idéia simples ele recebeu o maior prêmio individual pago pelo programa: R$ 9 mil. Sua sugestão, implantar um pedaço de lona de couro em uma máquina que lubrifica a platina utilizada para estampar as laterais da Saveiro e teto do Polo, trouxe resultados excelentes: uma economia de R$ 233.386,00 mil por ano.

Voltar ao topo