Volkswagen dará licença remunerada

São Paulo – Disposta a eliminar quase 4 mil postos de trabalho de seu quadro direto de pessoal, a Volkswagen do Brasil fez uma proposta praticamente irrecusável aos funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Para retirar de operação 1.923 trabalhadores considerados excedentes, a montadora está disposta a mantê-los em casa, por um contrato de estabilidade, recebendo normalmente os salários até o fim de 2006, quando então serão demitidos. Esse é um dos itens da oferta apresentada após reunião de 12 horas encerrada na madrugada de ontem entre a direção da montadora e sindicalistas. Os trabalhadores realizam assembléia amanhã para dizer se aceitam.

Outra opção é aderir a um programa de demissão voluntária (PDV) e receber 20 salários extras, além de abono de 40% por ano trabalhado. Segundo membros da Comissão de Fábrica, o salário médio na fábrica é de R$ 1,9 mil e o tempo médio de casa é de 14 anos. Um operário nessas condições receberia, só em benefício, cerca de R$ 48 mil. Com os direitos trabalhistas, o valor pode dobrar. As opções são para quem não quer participar do centro de formação e da Autovisão, uma empresa de recolocação profissional.

Para os funcionários de Taubaté, onde há 2.010 excedentes, não há, por enquanto, nova proposta, além da oferta de bolsa de estudo por um ano.

Voltar ao topo