Volkswagen chama trabalhadores

São Paulo  – A Volkswagen começou a chamar os trabalhadores que foram transferidos no fim do ano passado para o Centro de Formação de Estudos. Pelo menos 60 funcionários voltarão para a produção até o próximo dia 26. A partir daí, serão transferidos 10 funcionários por semana, segundo negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. A montadora informou que está repondo funcionários em áreas que estavam descobertas.

Em julho do ano passado, a Volks ameaçou demitir 3.933 funcionários considerados excedentes. Depois de muita negociação, a montadora fechou em novembro um acordo com os trabalhadores que previa a formação do Centro de Formação de Estudos para transferir os excedentes. Quem não aceitasse passar para o centro de estudos poderia optar pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) nas fábricas de São Bernardo e de Taubaté, no interior.

O número de excedentes em São Bernardo do Campo, segundo a montadora, era de 1.933. Os 2 mil restantes estariam na fábrica de Taubaté. O PDV teve um número maior do que o esperado e alguns setores acabaram ficando com menos funcionários que o necessário. Em São Bernardo do Campo 1.700 metalúrgicos aderiram ao PDV. Em Taubaté foram mil.

No total, cerca de 400 trabalhadores foram transferidos para o Centro de Formação enquanto aguardavam nova oportunidade na fábrica. De acordo com a assessoria de imprensa, outros 900 funcionários continuaram trabalhando normalmente em Taubaté e 100 entraram de licença remunerada por um período específico (o chamado lay-off). Segundo acordo com o sindicato, nenhum trabalhador de fora pode ser contratado antes que a oportunidade de volta à fábrica seja oferecida para os trabalhadores que estão no Centro de Formação de Estudos.

Do final do ano para cá, as vendas de veículos cresceram, mas a Volks não contratou pessoal. A Volks informou que as vendas de automóveis e comerciais leves da marca no mercado interno cresceram 8% no primeiro trimestre, acima das outras marcas. As exportações cresceram 40%, somando 45.178 unidades de janeiro a março de 2004, contra 31.523 unidades no mesmo período do ano passado.

Voltar ao topo