Volks vai produzir a Saveiro no Paraná

A Volkswagen pretende produzir entre 6 mil e 7 mil Saveiro na fábrica de São José dos Pinhais até o final de 2002. Os detalhes do projeto, que é paralelo à fabricação desse modelo na unidade de São Bernardo do Campo (SP), serão apresentados oficialmente hoje à imprensa. Instalada no Paraná há três anos, a planta da Volkswagen/Audi produz atualmente 400 carros por dia.

A produção da picape Saveiro na fábrica paranaense começou neste mês, usando a mesma linha de produção do Golf e Audi A3. Inicialmente, o volume diário é pequeno, mas a idéia é aumentar gradativamente a quantidade. Não chega a ser um veículo genuinamente paranaense, já que a parte de soldagem e armação continuam sendo feitas na fábrica paulista. No Paraná, é realizada a montagem e pintura dos veículos, cuja produção é destinada ao mercado interno.

A vinda da Saveiro para a linha de montagem do Paraná representa um alívio de produção para a planta paulista, que recentemente passou a fabricar o novo Polo. A fábrica da Volks/Audi teria sido escolhida para o projeto devido ao alto índice de ociosidade, entre 30 e 35% da capacidade instalada, além de ser uma das unidades mais modernas do grupo mundial VW. Para setembro de 2003, está previsto o início da produção de um automóvel da família Polo na planta do Paraná. A meta é fabricar 150 carros desse modelo por dia.

Só que, pelo menos por enquanto, o incremento da produção não representa novos empregos na montadora. Atualmente, a VW/Audi totaliza 2.490 trabalhadores. A estimativa é gerar cerca de cem novos empregos quando começar a produção do Polo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna