Volks muda presidente no Brasil

A reestruturação da Volkswagen no Brasil também inclui a direção da empresa. A maior montadora de automóveis da Europa informou ontem que a unidade brasileira terá um novo presidente.

Hans-Christian Maergner, 58, que atualmente é diretor-executivo da unidade da África do Sul, vai comandar a empresa no País. Ele entrou na Volks em 1969 e vai substituir o atual presidente Paul Fleming, 43, que terá uma nova posição na companhia ainda não divulgada. A Volks também não explicou o motivo da mudança, que tem efeito a partir de 1.º de janeiro.

A montadora passa por um período conturbado no Brasil e ainda não concluiu o processo de dispensa e recolocação de 3.933 trabalhadores das fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo.

Para fechar o acordo com o sindicato, a montadora teve de oferecer, entre outras coisas, o pagamento de salários até 2006 para os funcionários que deixarem a empresa agora. As demissões devem gerar um custo de cerca de 120 milhões de euros (US$ 141 milhões).

GM

No último dia 13, a General Motors, maior montadora do mundo, também havia anunciado a troca do presidente de sua filial brasileira.

Ray Young, o vice-presidente da GM América do Norte, passará a comandar a GM do Brasil a partir de janeiro de 2004. Ele vai substituir Walter Wieland, que se aposenta.

Wieland estava à frente das operações da GM no Brasil e na América Latina desde julho de 2000. Ele também presidiu as operações da GM na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Voltar ao topo