economia

Vitória da oposição na CAS significa zero, não significa nada, diz Jucá

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), desdenhou da vitória da oposição que conseguiu votos suficientes para rejeitar o parecer de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) para a reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). “Me desculpe, mas a vitória da oposição ontem (20) na CAS significa zero, não significa nada”, disse o senador.

Ao mercado financeiro, Jucá disse que “quem reagiu mal é porque não conhece o regimento da Casa”.

Após o revés na CAS e o acordo que deve levar a votação da reforma trabalhista ao plenário apenas nos primeiros dias de julho, o líder do governo argumentou que a derrota na CAS não tem efeito prático na tramitação do projeto na Casa.

“Os relatórios (da CAS, da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão da Constituição e Justiça) irão para o plenário e será escolhido um relatório que deve ser do senador Ricardo Ferraço na CAE. Na hora em que for votado, os outros relatórios perdem a eficácia”, disse.

Questionado sobre a reação do mercado financeiro, Jucá disse que só reagiu mal quem não conhece o regimento do Senado que não atrela relatórios à votação no plenário. “Portanto, ontem, tivemos uma ‘vitória de Pirro'”, avaliou.

A expressão é usada para tratar de conquistas difíceis, mas que acabam sendo inúteis. “Mas se alguém quer especular em cima de uma vitória que não tem nenhum conteúdo prático, cada um tem o direito de fazer o que quiser”, completou Jucá.

Voltar ao topo