Bolso inteligente

Viajar na baixa temporada pode custar bem menos para o bolso

Os turistas brasileiros estão descobrindo as vantagens de viajar na baixa temporada. Os meses menos concorridos do ano já são a preferência de 30% dos viajantes, de acordo com a maior operadora de turismo da América Latina, e atraem especialmente quem deseja gastar pouco e ter tranquilidade.

Viajar de março a junho ou de agosto a novembro pode gerar uma série de benefícios. O maior deles é preço. Períodos menos concorridos costumam ser sinônimo de passagens aéreas mais baratas, meios de hospedagem com desconto, alimentação e serviços turísticos a preços menores. Um pacote de viagem com aéreo, hospedagem e alimentação incluídos, em hotel cinco estrelas em Porto de Galinhas (PE), pode sair quase R$ 2 mil reais a menos que na alta temporada.

As vantagens não param por aí: os aeroportos estão mais tranquilos; o trânsito, mais suave, e até as pessoas, muitas vezes, mais receptivas.

Os períodos de alta, no entanto, não são fixos, embora se concentrem entre os meses de dezembro, janeiro e julho, além dos feriados. “Em determinados locais há mais turistas justamente nos meses de baixa temporada, devido a questões especificas de cada destino, como clima, período de chuva, temperatura ou até mesmo festas regionais”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

Clique na imagem para ver em tamanho maior!