Vendas reais do varejo crescem 1,3% em março, diz IDV

As vendas reais do varejo em março de 2014 cresceram 1,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com o IDV, o desempenho foi prejudicado porque o carnaval este ano ocorreu em março e não em fevereiro, como no ano anterior. Além disso, o Instituto avaliou que o crescimento da taxa de inflação, principalmente no segmento de alimentação, influenciou negativamente as expectativas de compras do consumidor.

O Instituto divulgou ainda suas projeções para os próximos meses. A projeção do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) para o mês de abril é de elevação de 7,2% nas vendas. O índice que reúne dados de expectativas de varejistas associados aponta ainda para crescimento real de 8,2% nas vendas em maio e de 5,9% em junho. Sempre na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O presidente do IDV, Flávio Rocha, afirmou em nota que ainda se espera que 2014 seja um ano melhor que o anterior para o varejo. “Emprego, renda e crédito, embora com tendência de taxas de crescimento mais baixas, ainda não indicam um obstáculo para um crescimento superior ao de 2013”, afirmou.

O varejo de não-duráveis, de acordo com o IDV, apresentou queda de 6,9% nas vendas em março, influenciado pelo efeito calendário do carnaval e a inflação de alimentos e bebidas. O levantamento aponta, porém, expectativa de crescimento para este e os próximos dois meses. Em abril, é esperada alta de 5,4% nas vendas na comparação anual. Em maio, os associados do IDV esperam aumento de 6,4% nas vendas do segmento e, para junho, a expectativa é elevação de 4,9%.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, teve desempenho moderado em março, com alta de 3,2% nas vendas sobre o mesmo mês do ano anterior. A expectativa é de crescimento de 10,4% em abril, 11,5% em maio e 8,5%, em junho.

O segmento de bens duráveis foi o que atingiu a maior alta de vendas em março, de 11,3%. Para abril, maio e junho, a expectativa é de crescimento de 7%, 7,9% e 5,2%, respectivamente.

Os dados do IDV levam em consideração as vendas realizadas e as estimativas dos associados da entidade. São 49 empresas de grande porte como Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Walmart, entre outras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.