A força das vendas de automóveis contribuiu para o resultado geral de vendas no varejo dos EUA no mês passado, mas fraquezas em categorias importantes sugerem que os consumidores continuam cautelosos antes das festas de fim de ano. Segundo o Departamento do Comércio, as vendas do setor varejista norte-americano tiveram alta de 0,4% em outubro ante setembro, em termos sazonalmente ajustados.

O resultado veio melhor que as expectativas de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam um pequeno aumento de 0,1% nas vendas. O dado de setembro foi revisado de inalterado para queda de 0,1% ante agosto. O gasto dos consumidores representa dois terços da demanda total nos EUA.

Excluindo-se automóveis, as vendas do varejo cresceram 0,2% em outubro ante o mês anterior, pouco mais que a projeção dos analistas de alta de 0,1%. O aumento nas vendas de veículos nas concessionárias foi de 1,3% em base mensal.

Na comparação com outubro do ano passado, as vendas no varejo subiram 3,9% e, excluindo automóveis, avançaram 2,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.