Vendas no varejo caem 10,2% em janeiro ante janeiro de 2015, revela MasterCard

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 10,2% em janeiro ante janeiro de 2015, de acordo com o relatório MasterCard SpendingPulse. A queda média dos últimos três meses foi de 10,1%, mostrando uma deterioração em relação ao trimestre encerrado em dezembro (-8,9%).

Dos sete setores considerados na pesquisa, cinco tiveram desempenho acima do índice cheio em janeiro: artigos farmacêuticos; material de construção; supermercados; e vestuários e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, os segmentos de móveis/eletrodomésticos e combustíveis ficaram abaixo da média geral.

O e-commerce, que vinha crescendo continuamente nos últimos meses, em janeiro caiu 1,1% comparado com o mesmo mês de 2015, registrando a primeira queda desde o início da série histórica. Os setores de artigos farmacêuticos e de móveis tiveram desempenho superior à média do comércio eletrônico, enquanto os setores de eletrônicos; hobby & livraria; e vestuários ficaram abaixo do crescimento do canal.

“A perspectiva para os próximos meses não é favorável para o comércio varejista brasileiro, em função do aumento da taxa de desemprego, da inadimplência e das pressões inflacionárias”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

Na divisão geográfica, houve queda em todas as regiões em dezembro. A retração mais acentuada foi registrada no Sul (-12,1%), seguido do Centro-Oeste (-11,4%), Nordeste (-10,7%), Norte (-9,9%) e Sudeste (-9,9%).

O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

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