Vendas no Paraná têm o melhor desempenho dos estados do Sul

O Paraná teve em junho o melhor desempenho nas vendas do comércio entre os estados da região sul, segundo pesquisa mensal divulgada nesta quarta-feira (16) pelo IBGE. No levantamento, o Paraná se destaca com um crescimento de 0,66% no volume de vendas do mês na comparação com o mesmo período do ano passado. A média nacional foi calculada em -0,38%. Santa Catarina registrou um volume de vendas negativo de 2,22% e Rio Grande do Sul uma taxa de -0,11%.

A maior geração de empregos formais no primeiro semestre pode explicar o destaque do Paraná na região sul, de acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), José Moraes Neto. ?O Paraná está crescendo, apesar de todas as dificuldades?, afirma. Segundo ele, outro fator que pode ter influenciado positivamente nas vendas paranaenses é o salário mínimo regional. Enquanto na maior parte do País o salário mínimo é de R$ 350,00, no Paraná o menor salário é de R$ 427,00.

O volume de vendas nos estados do sul foi fortemente influenciado pela queda no comércio de veículos, tratores e colheitadeiras, analisou o professor Vamberto Santana, consultor econômico da Federação do Comércio do Estado do Paraná. Para ele, o Paraná conseguiu se sobressair diante dos demais estados do sul porque soube ser mais ágil ao enfrentar as mesmas dificuldades que estão afetando os três estados.

Voltar ao topo