Vendas no comércio aumentaram 8,5% no Paraná

O comércio varejista do Paraná teve um crescimento de 8,5% nas vendas no mês de novembro. Com isso, ficou na quinta posição entre os estados com melhor desempenho, atrás apenas de São Paulo (14,1%), Rio Grande do Sul (10,2%), Rio de Janeiro (5,4%) e Minas Gerais (7,1%). Já o Brasil teve um crescimento de 9,9%. Os dados são comparativos ao mesmo mês de 2006, e integram a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na análise do mês de novembro em relação a outubro, o comércio varejista paranaense apresentou alta de 2,5% no volume de vendas. Com isso, o Estado acumulou crescimento de 7,2% entre janeiro e novembro de 2007 e de 6,7% nos últimos 12 meses. As principais reduções ocorreram no Espírito Santo (-0,9%), Rio Grande do Sul (-0,6%) e Piauí (-0,5%). Em relação ao varejo ampliado, o Paraná aparece em terceiro lugar, com 17,4%, atrás de Santa Catarina (20,4%), Espírito Santo (19,3%) e  Grosso do Sul (18,2%).

Em termos de impacto no resultado global do setor o Estado repete o índice do varejo ampliado e se mantém entre os destaques, juntamente com São Paulo (15,1%), Rio Grande do Sul (16,8%), Rio de Janeiro (9,0%) e Minas Gerais. O índice do País ficou em 13,9%. A receita nominal de vendas no comércio varejista ampliado subiu 20% em novembro no Paraná, na comparação com o mesmo mês de 2006. No Brasil a taxa foi de 17%. Desde janeiro, o Paraná soma alta de 16,1% e, na série de 12 meses, o Paraná teve crescimento de 15,3%, acima da média nacional de 14,2%.

Além de veículos e materiais de construção, os destaque para os resultados de setembro no Paraná ficaram com os setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (32,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (23,1%), móveis e eletrodomésticos (22,2%), produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,3%), tecidos, vestuário e calçados (11,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (8,6%), hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos (7%). O setor de combustíveis e lubrificantes apresentou queda (-8,9%).

Pesquisa conjuntural confirma crescimento

Rosângela Oliveira

De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio da Federação do Comércio do Paraná, feita nas cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Londrina, Maringá e região Oeste do Estado, as vendas do comércio paranaense registraram alta de 7,81% de janeiro a novembro de 2007. Isso representa um crescimento de 8,20% em novembro, na comparação com novembro de 2006.

A capital e Região Metropolitana acumularam nos onze meses 7,33% de alta. Já em Londrina o crescimento foi de 10,75%, em Maringá 8,75% e a região Oeste alta de 6,76%. Apesar dos bons resultados, se comparados com o mês de outubro, os quatro pólos pesquisados apresentaram quedas. O consultor econômico da Fecomércio/PR, Vamberto Santana comenta que isso ocorreu porque em novembro não existe nenhuma data atrativa para vendas, como o Dia das Crianças em 12 de outubro.

De qualquer forma, no acumulado de 2007, as vendas continuaram aquecidas. Tanto o Fecomércio como o IBGE atribuem esse resultados a diversos fatores. Entre eles, aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de salários e do crédito; ampliação dos empregos, incluindo-se as vagas temporárias; e agronegócio em expansão. Em seguimentos específicos, como a construção civil, o incremento ocorreu devido a medidas oficiais de incentivo à construção, concretizadas na diminuição da carga tributária, e consequentemente dos preços.

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