Vendas na Black Friday nos EUA sobem 0,3% ante 2009

As vendas na Black Friday – primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos EUA, quando tradicionalmente há descontos atrativos e muitos norte-americanos correm às lojas – tiveram uma pequena elevação neste ano, em comparação com o ano anterior, informou a ShopperTrak, entidade que monitora as vendas no varejo. A subida tímida ocorreu apesar de mais compradores visitarem os pontos de venda, mostrando um cenário de incertezas na temporada de fim de ano para o varejo do país.

As vendas cresceram 0,3%, chegando a US$ 10,7 bilhões, segundo a ShopperTrak, empresa que instala dispositivos nas lojas para verificar a afluência de pessoas. Já a presença dos compradores aumentou em 2,2%.

O aumento menor que o esperado ocorre em parte por causa de descontos oferecidos anteriormente em novembro, bem como por promoções para compras online, disse o fundador da ShopperTrak, Bill Martin. A frequência de pessoas nas lojas subiu em mais de 6%, em comparação com as duas primeiras semanas de novembro. Esse impulso, segundo Martin, pode afetar a performance dos lojistas nas próximas semanas.

Ainda assim, o total de dinheiro gasto na sexta-feira de compras foi um recorde. A ShopperTrak não alterou sua previsão de um aumento de 3,2% nas vendas na temporada de feriados de fim de ano, em comparação com o ano anterior.

Martin disse, em comunicado, que possivelmente o norte-americano está se adaptando ao clima econômico e busca gastar “mais sabiamente”, no início da temporada de festas.

As vendas online subiram 16% ao longo do ano passado, segundo dados divulgados neste sábado pela International Business Machines Corp.’s Coremetrics, que reúne dados diretamente dos sites de 500 varejistas dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.