O desempenho das vendas da indústria paranaense em novembro fez de 2010 o melhor ano para o setor na série histórica dos Indicadores Conjunturais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), iniciada em 1986.

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Apesar de uma leve retração em relação a outubro, de 0,29%, as vendas em novembro foram 13% superiores às registradas no mesmo mês de 2009. No acumulado de janeiro a novembro de 2010, o indicador cresceu 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando 0,7% acima do visto em 2008.

Até outubro, o desempenho do ano passado ainda estava abaixo do verificado em 2008, quando os efeitos da crise econômica ainda começavam a ser sentidos. Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, a retração nas vendas em relação a outubro foi menor do que o esperado.

“Tradicionalmente, novembro apresenta forte queda frente a outubro, pois as entregas para compor os estoques do comércio no fim de ano se concentram em setembro e outubro”, explica. “Assim, o resultado de novembro é atípico e contribuiu para que as vendas acumuladas no ano ultrapassassem o desempenho de 2008”, destacou.

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Em novembro houve acomodação nas vendas na comparação com outubro de 11 dos 18 setores analisados pela pesquisa da Fiep. As maiores retrações foram nos segmentos de edição e impressão, com queda de 12,7%, produtos químicos (-9,7%) e alimentos e bebidas (-5,6%). Houve crescimento expressivo nos setores de couros e calçados, de 40%, metalurgia básica (33%) e confecções (28%).

Nos 11 primeiros meses de 2010, 17 dos 18 setores pesquisados elevaram suas vendas. O principal destaque está no segmento de veículos, que cresceu 36% e se recuperou da crise que derrubou a produção entre o fim de 2008 e início de 2009.

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Ele foi seguido pelos setores de minerais não metálicos (28,6%), couros e calçados (25%), e máquinas e aparelhos elétricos (23,8%). A única indústria que registrou retração até novembro foi a de edição e impressão, com queda de 14%.

“A indústria paranaense vem se recompondo da crise de 2008. Até agora são dezessete gêneros que têm vendas superiores a 2009, mas apenas nove superaram as vendas dos primeiros onze meses de 2008”, analisa Schmitt.

Segundo ele, os segmentos que ainda não alcançaram o patamar de vendas de 2008 tendem a aproveitar o crescimento do mercado interno, movimento que deve continuar em 2011.

Emprego

Com o fim da produção voltada para o Natal, novembro apresentou a terceira retração seguida no nível de emprego, de 0,5% em relação a outubro. A atividade mais aquecida do que no ano anterior, porém, fez com que o nível de emprego ficasse 5,5% mais alto do que o visto no mesmo mês de 2009. No acumulado do ano, a indústria aumentou em 4,8% o número de pessoas contratadas. Na comparação com 2008, o indicador cresceu 1%.