Vendas em supermercados crescem 2,1% no 1º trimestre

As vendas nos supermercados, descontada a inflação, caíram 4,22% em março em relação ao mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas no acumulado do primeiro trimestre de 2009, as vendas tiveram aumento de 2,12% em comparação a igual período do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, as vendas em março apresentaram alta de 6,45%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Segundo a Abras, a queda do faturamento em março sobre o mesmo mês de 2008 deve-se principalmente à diferença de calendário, já que a Páscoa em 2008 foi em março. A entidade lembrou ainda que este efeito sazonal teve impacto no resultado trimestral, diminuindo a alta do período. Segundo a Abras, a tendência é que o faturamento apresente crescimento mais acentuado em abril.

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo pelo indicador Abras Mercado, como alimentos, artigos de limpeza e de beleza, recuou 0,84% em março, ante fevereiro, para R$ 257,75. Já em relação a março de 2008, houve alta de 10,80%. Os produtos da cesta que registraram as maiores quedas na comparação março/fevereiro foram feijão (-9,4%), massa espaguete (-3,6%) e carne bovina (-3,4%). Já as maiores altas foram do açúcar (3,7%), tomate (2,1%) e extrato de tomate (2%).

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