Vendas do varejo sobem 1% em outubro ante setembro, revela IBGE

As vendas do comércio varejista subiram 1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta sexta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 0,10% a crescimento de 1,40%, mediana positiva de 0,50%.

Na comparação com outubro do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,8% em outubro deste ano. Nesse confronto, as projeções vão de avanço de 0,30% a avanço de 4,30%, com mediana positiva de 1,00%. Até outubro, as vendas do varejo restrito acumulam alta de 2,5% no ano e aumentam 3,1% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,7% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam expansão de 0,30% a 2,50%, com mediana positiva de 1,40%.

Na comparação com outubro do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 2,6% em outubro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de recuo de 1,60% a 5,10%, com mediana negativa de 3,10%. Até outubro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 1,5% no ano e recuo de 0,50% nos últimos 12 meses.

Voltar ao topo