Vendas do comércio varejista sobem 7,2% em 12 meses

As vendas do comércio varejista subiram 0,8% em abril na comparação com março, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a abril de 2011, houve crescimento de 6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 7,2%, enquanto no acumulado do ano a alta foi de 9,2%.

Os dados mostram que o comércio intensificou o ritmo das vendas em relação a março, quando havia sido registrada uma alta inferior (0,3%). Segundo IBGE, no mês, oito das dez atividades registraram variações positivas para o volume de vendas, com ajuste sazonal na comparação com março de 2012. Tal aceleração foi puxada pelo bom desempenho dos ramos de móveis e eletrodomésticos (1,5%), combustíveis (2,5%), tecido vestuário e calçados (1,1%), artigos farmacêuticos (0,9%) e equipamentos de informática (1,3%).

Já a queda de maior peso foi a de supermercados e demais lojas de alimentos e bebidas (-0,8% de março para abril). Também teve resultado negativo livros, jornais e revistas e papelaria (-2,9%). As vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico ficaram quase estáveis (alta de 0,1%).