Vendas do comércio cresceram 8,15%

O comércio varejista da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registrou em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, uma expansão das vendas de 8,15%, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) divulgada ontem. Na região de Maringá, a elevação ficou em 7,89%. A situação só não foi positiva nas regiões de Londrina (-5,39%) e no oeste do Paraná (-2,63).

Segundo o assessor econômico da Fecomércio, Vamberto Santana, o resultado de um modo geral sinaliza um clima de otimismo entre os comerciantes paranaenses com o faturamento neste final de ano e no início de 2007. ?O controle da inflação, os empregos temporários registrados nas eleições e o início das contratações de fim de ano são algumas causas?, informa.

?Diante de preços estáveis e do maior nível de renda em decorrência dos empregos temporários, muita gente antecipou os gastos?, diz ainda Santana. Outro fato, apontou, foi a recuperação do agronegócio. ?O setor enfrentou um período de dificuldades no final do ano passado e no primeiro semestre deste ano, mas agora a recuperação é evidente?, destaca o assessor econômico.

Santana apontou ainda a recuperação do preço da soja no mercado internacional, das exportações de aves, a certificação da extinção da febre aftosa no Estado, as boas expectativas em relação à colheita da safra de verão, como fatores para o bom desempenho do agronegócio. ?As mesmas variáveis que prejudicaram o desempenho do setor no primeiro semestre agora provocam a superação de suas limitações?, explicou.

Interior

As regiões de Londrina e Maringá, que apresentaram maior crescimento no mês de outubro em relação a setembro, exercem uma influência na atividade comercial de todo o norte do Paraná. Isso porque, segundo a Fecomércio, essas regiões são pólo de uma estrutura agroindustrial e farmacêutica mais fortes.

O mesmo desempenho não aconteceu na região oeste porque a região ainda está se recuperando das dificuldades enfrentadas pela indústria de carnes. Muitos frigoríficos de Cascavel e Toledo só agora estão retomando as exportações.

Na Região Metropolitana de Curitiba, o aumento de 8,15% nas vendas foi bastante significativo e, ainda segundo a Fecomercio, reflete o aumento de dinheiro em circulação. Santana atribui esse resultado às eleições, é que mobilizaram muitos cabos eleitorais e pagamentos de cestas básicas. (AEN)

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