Vendas do comércio crescem 1,22% em maio

As vendas do comércio varejista responderam positivamente ao Dia das Mães e à proximidade da Copa do Mundo e cresceram 1,22% em maio ante igual mês do ano passado, após um recuo de 1,92% em abril. O resultado foi puxado especialmente pelo grupo de supermercados, hipermercados, bebidas e fumo (3,3%).

Para o técnico do Departamento de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nilo Lopes, o resultado do mês é ?bom? diante das quedas anteriores, mas não representa uma recuperação do setor. Exemplo disso, segundo ele, é que o varejo mantém a queda nos indicadores acumulados do ano (-0,59%) e últimos 12 meses até maio (-1,42%).

?O comércio vem pagando o preço de uma conjuntura ainda complicada da renda, do emprego, dos juros elevados e, ainda, da instabilidade do dólar, que amedronta os consumidores?, afirmou Lopes. Ele lembrou que a indústria apresentou queda na produção em maio, o que pode significar uma redução das encomendas do comércio que estarão refletidas nos dados do varejo de junho.

Voltar ao topo