Vendas de veículos devem crescer 8% em 2010

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) manteve a previsão de crescimento para o setor em 2010, com a expectativa de aumento nas vendas de veículos novos próximo de 8%. Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, apenas as estimativas para o segmento de máquinas agrícolas provavelmente serão revisadas no próximo mês. “Estamos aguardando os dados sobre safra, que devem ser anunciados em breve, para revisar esses números”, explicou Schneider.

Ao comentar o recorde em março tanto na produção quanto em vendas de veículos no País, Schneider ponderou que os próximos meses devem apresentar uma acomodação desses indicadores, e as unidades vendidas devem ficar entre 13 mil e 14 mil ao dia. “Acredito que a média diária de vendas de 15,38 mil veículos (registrada em março) é muito difícil de ser mantida”, disse o presidente da entidade. Para abril, porém, Schneider estima uma média diária de 12,8 mil veículos, por causa do feriado da Semana Santa, que reduziu o número de dias úteis.

“A manutenção das projeções para 2010 tem respaldo no atual cenário econômico, com perspectiva de aumento da massa salarial e consequente alta no poder de consumo”, afirmou Schneider. “Atualmente, tanto a confiança do consumidor na economia quanto a de quem produz para ele está muito forte”, acrescentou.