As vendas de shopping no período do Natal cresceram 3,1% ante 7% de expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Apesar disso, a entidade considera o resultado positivo. “Não é um banho de água fria, a gente acredita que é um resultado bem robusto, avaliamos de forma bastante positiva”, afirma o presidente Glauco Humai.

continua após a publicidade

Os resultados são nominais, sem desconto da inflação.

Humai afirma que, em 2019, a Black Friday aconteceu muito próxima ao início de dezembro, o que teria pesado contra o Natal.

Além disso, neste ano a Black Friday cresceu 19,7%, o que representa quase o dobro de avanço de 2018. “A Black Friday é uma compra de impulso e pessoal, ninguém planeja com 40 dias de antecedência pro Natal. Mas, como neste ano foi realizada mais tarde, acabou influenciando”, alega.

continua após a publicidade

Humai também ressalta que as vendas de Natal em 2018 foram acima das expectativas, com crescimento de 9,3% em relação a 2017, o que torna a comparação entre anos mais difícil.

O presidente da Abrasce afirma ainda que o desempenho dos shoppings neste ano foi positivo se comparado ao comércio de rua, que cresceu 1,3% ante os 3,1% alcançados pelo setor. O ticket médio, de R$ 186, também seria superior às lojas de rua.

continua após a publicidade

Polêmica

Humai destaca ainda que não pode comentar a polêmica do crescimento de 9,5% nas vendas de Natal divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) no final de dezembro. A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) encaminhou uma nota à imprensa afirmando que “contesta e repudia” os dados da Alshop.

“Não posso falar sobre a pesquisa que a Alshop fez, porque não sei a base de dados, como foi a pesquisa. Nós só conversamos sobre expectativas”, afirma o presidente da Abrasce.